Passa Quatro - MG
Terras Altas da Mantiqueira
Estrada Real

Receba novidades pela nossa newsletter

Notícias

Conheça os Vencedores do Passa Quatro Gastronomia 2018


Público elege Leitão à Pururuca e Brigadeiro Trufado Romeu e Julieta como os melhores sabores passaquatrenses


A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico de Passa Quatro-MG anuncia os vencedores do Passa Quatro Gastronomia 2018, em sua 10ª edição. O prato “Leitão à Pururuca” foi o vencedor da categoria “Bares e Restaurantes” e a sobremesa “Brigadeiro Trufado Romeu e Julieta” obteve o maior número de votos na categoria “Empórios, Cafés e Docerias”.

Ao todo, 16 sabores passaquatrenses concorreram no festival de gastronomia realizado no município de Passa Quatro, no sul de Minas Gerais, entre os dias 06 e 15 de julho, sendo 11 pratos na categoria “Bares e Restaurantes” e seis sabores na categoria “Empórios, Cafés e Docerias”. O uso de ingredientes típicos e o resgate de tradições e receitas familiares no preparo dos pratos foram os grandes diferenciais dessa edição do evento.

Tipicamente mineiro e muito bem servido, o prato Leitão a Pururuca (restaurante Ponto Quatro) obteve 29% dos votos válidos. Feito com Queijo d'Alagoa envolvendo uma Trufa de Chocolate Belga Branco recheada de goiabada cremosa, o artesanal e gourmet “Brigadeiro Trufado Romeu e Julieta” conquistou 23% dos votos válidos.

O Passa Quatro Gastronomia é atualmente o evento mais esperado por turistas e visitantes da região. Na edição de 2018, o festival de gastronomia teve como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e rural do município. Para isso, seguiu a tendência mundial de buscar pela produção local e, assim, promover a inclusão de produtores rurais no circuito interno da gastronomia , tornando-se o elo entre o produtor, o estabelecimento gastronômico e o consumidor final.

Durante o Passa Quatro Gastronomia 2018 aconteceram oficinas, palestras, apresentações musicais e artísticas, que reuniu toda a indústria criativa passaquatrense promovendo o empreendedorismo e a cultura local. Nomes conceituados no cenário gastronômico regional, nacional e internacional estiveram no festival, entre eles: Rafa Bocaina (curador do Passa Quatro Gastronomia 2018), Ivan Achcar (Inst. de Negócios da Gastronomia-SP), Flávio Trombino (Restaurante Xapuri, referência da Culinária Mineira), Eduardo Girão (jornalista especializado em gastronomia), Mariana Gontijo (Armazém Roça Grande), Vitor Rabelo, Vitor Pompeu e Ricardo Barbosa (professores do Senac-Campos do Jordão), Lis Cereja (Enoteca Saint VinSaint), Evelyn Landim (O Despertar do Gigante), Patrick de Assumpção (Projeto Feira Viva), Paula Carvalho (Viver Integral) e outros, além de cervejeiro da Lamas Brew Shop.

Pratos Campeoes do Festival de Gastronomia de Passa Quatro, Leitao a Pururuca e Brigadeiro Trufado Romeu e Julieta



Novo Formato do Festival "Passa Quatro Gastronomia" fomenta Desenvolvimento Econômico e Rural


Gastronomia Passa Quatro

Com curadoria técnica, chefs e profissionais especializados em gastronomia e produção rural, evento aposta na sustentabilidade e torna-se espaço de negócios e de empreendedorismo.

Apresentando nova marca e novo nome, o festival de gastronomia de Passa Quatro - MG completa 10 anos com novidades que prometem impulsionar o desenvolvimento econômico e rural do município. Nesta versão, o “Passa Quatro Gastronomia 2018” segue tendência mundial de buscar pela produção local e, assim, promove a inclusão de produtores rurais no circuito interno da gastronomia , tornando-se o elo entre o produtor, o estabelecimento gastronômico e o consumidor final. Pesquisa feita pela Booking.com aponta que 43% dos viajantes brasileiros planejam visitar destinos com gastronomia em 2018, sendo a culinária típica um dos grandes atrativos.

Entre as principais inovações do festival de gastronomia merecem destaque: a curadoria técnica e a participação de chefs e profissionais especializados em gastronomia e produção rural; a aposta na sustentabilidade e transformação do festival em espaço de negócios e de incentivo ao empreendedorismo e produção; o novo formato do evento, que terá duração estendida e dividida em duas fases, dentro e fora dos restaurantes e afins; as mudanças e ampliação da estrutura instalada na praça de eventos; a releitura da marca do festival; além das participações artísticas e culturais de toda a indústria criativa passaquatrense, segundo informações da Prefeitura Municipal de Passa Quatro e da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.

Em 2018, o festival começa 20 dias antes da abertura da Praça de Eventos, estreando dentro dos restaurantes, bares, docerias e cafés, que na sequência instalam suas cozinhas e estrutura de atendimento em plena praça pública, na segunda fase do evento que terá duração de 10 dias.  De acordo com a equipe organizadora do evento, nesse período, cada participante concorrerá com o seu prato escolhido e criado especialmente para o festival. Assim, além de poder experimentar a comida antecipadamente, o público poderá avaliar as iguarias culinárias e outros aspetos do estabelecimento e sua equipe, como criatividade, cortesia, atendimento, entre outros.

Durante o evento, serão aplicadas também métricas de resultados e pesquisas de satisfação. Posteriormente, as informações coletadas nortearão ações para fomentar o desenvolvimento econômico e rural de Passa Quatro. “Nós precisamos de dados que indiquem as demandas, as oportunidades, os pontos fracos e fortes. Tudo com foco em mitigar os erros e expandir as chances de sucesso. Se a pesquisa identificar que o atendimento não é o ideal, por exemplo, podemos buscar parcerias e investir em capacitação e qualificação das pessoas que trabalham nessa área, e assim por diante”, explica o Secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Luís Gustavo Franco da Rosa (Tatau).

Outra inovação substancial do evento é a curadoria especializada. A equipe organizadora convidou o chef Rafa Bocaina para ser o curador gastronômico do festival, com a notável missão de orientar o resgate da identidade regional gastronômica de Passa Quatro e aproximar o produtor rural local das cozinhas do Setor A&B (Alimentos e Bebidas). “A gastronomia é o elo entre o produtor rural e o consumidor final e tem o cozinheiro como principal peça dessa ligação”, afirma Rafa Bocaina. De acordo com o chef, é necessário ter o olhar para a terra e buscar um reencontro com o produtor rural, uma vez que no solo passaquatrense estão joias preciosas usadas na gastronomia.

O novo curador gastronômico traz vasta experiência no setor, tendo em seu currículo passagem por restaurantes renomados dentro e fora do país, como o Restaurante D.O.M. de Alex Atala, no Brasil, e o Restaurante Mugaritz de Andoni Aduriz, na Espanha (um dos melhores restaurantes do mundo, segundo ranking da revista inglesa Restaurant Magazine). “O chef Rafa Bocaina, além da sólida experiência e conhecimentos em gastronomia, carrega consigo a crença e amor pela culinária típica dessa rica região que integra as Terras Altas da Mantiqueira e o vizinho Vale do Paraíba, que tiveram identidade culinária comum, herdada dos bandeirantes e desbravadores das terras mineiras, vindos do litoral pelos caminhos do grande vale. É nesse resgate cultural culinário que estamos apostando, para tornar o “Passa Quatro Gastronomia” um grandioso espaço de desenvolvimento econômico e rural sustentável da nossa querida Terra”, defende Edriane Monteiro (Drica), Assessora Jurídica do Município de Passa Quatro e colaboradora do evento.

A nova marca do festival, criada por Castello Branco Design, traz conceitos que melhor expressam a alma gastronômica da cidade. “A personagem do chef tem traços mais contemporâneos, o caldeirão passaquatrense demonstra os diferentes aromas e água minerais, a fonte serifada remete à tradição e a manuscrita transmite a arte de cozinhar. Tudo isso fica envolto no arco que representa a produção agrícola local”, explica Thiago Castello Branco, o designer da marca. A personagem do chef sempre esteve presente em todas as edições do evento, por isso a necessidade de preservá-lo na marca. “O chef trocou suas boas vinda de braços abertos e para aparecer em um momento icônico da gastronomia: o prazer de sentir os aromas do seu praparo. Estamos satisfeitos com a evolução da nossa marca”, comemora Érica Ferreira, integrante da Comissão Organizadora.

O “Passa Quatro Gastronomia 2018” acontecerá entre os dias 25 de Maio e 15 de Julho, trazendo oficinas, workshops, palestras, aula prosa, além dos mais saborosos pratos da culinária local. Dentro da Praça de Eventos acontecem ainda apresentações musicais e artísticas e o “Passa Quatro Mais Cultura”, que reúne toda a indústria criativa passaquatrense promovendo o empreendedorismo e a cultura local.  A programação oficial e outras novidades do Festival serão divulgadas em breve.

Festival “Passa Quatro Gastronomia”

Local: Estabelecimentos participantes (bares, restaurantes, cafés, empórios e docerias)

Data: 25/05 a 01/07

Festival “Passa Quatro Gastronomia”

Local: Praça de Eventos

Data: 06/07 a 15/07




1 | 2

Confira!

Transparencia
MROSC
VISA
Visite Passa Quatro - Saiba como chegar
Onde se hospedar em Passa Quatro
Passa Quatro Gourmet

Telefones úteis

Prefeitura | 3371-5000
Câmara | 3371-2299
Fórum | 3371-2171
Delegacia | 3371-2166
PM | 3371-2390
Rodoviária | 3371-2131
C. Tutelar | 3371-3621
Prt-socorro | 3371-2567

Brasão Oficial de Passa Quatro

Desenvolvido por Castello Branco Design Castello Branco Design