Passa Quatro - MG
Terras Altas da Mantiqueira
Estrada Real

Receba novidades pela nossa newsletter

Notícias

Novo Formato do Festival "Passa Quatro Gastronomia" fomenta Desenvolvimento Econômico e Rural


Gastronomia Passa Quatro

          Com curadoria técnica, chefs e profissionais especializados em gastronomia e produção rural, evento aposta na sustentabilidade e torna-se espaço de negócios e de empreendedorismo.

          Apresentando nova marca e novo nome, o festival de gastronomia de Passa Quatro - MG completa 10 anos com novidades que prometem impulsionar o desenvolvimento econômico e rural do município. Nesta versão, o “Passa Quatro Gastronomia 2018” segue tendência mundial de buscar pela produção local e, assim, promove a inclusão de produtores rurais no circuito interno da gastronomia , tornando-se o elo entre o produtor, o estabelecimento gastronômico e o consumidor final. Pesquisa feita pela Booking.com aponta que 43% dos viajantes brasileiros planejam visitar destinos com gastronomia em 2018, sendo a culinária típica um dos grandes atrativos.

          Entre as principais inovações do festival de gastronomia merecem destaque: a curadoria técnica e a participação de chefs e profissionais especializados em gastronomia e produção rural; a aposta na sustentabilidade e transformação do festival em espaço de negócios e de incentivo ao empreendedorismo e produção; o novo formato do evento, que terá duração estendida e dividida em duas fases, dentro e fora dos restaurantes e afins; as mudanças e ampliação da estrutura instalada na praça de eventos; a releitura da marca do festival; além das participações artísticas e culturais de toda a indústria criativa passaquatrense, segundo informações da Prefeitura Municipal de Passa Quatro e da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.

          Em 2018, o festival começa 20 dias antes da abertura da Praça de Eventos, estreando dentro dos restaurantes, bares, docerias e cafés, que na sequência instalam suas cozinhas e estrutura de atendimento em plena praça pública, na segunda fase do evento que terá duração de 10 dias.  De acordo com a equipe organizadora do evento, nesse período, cada participante concorrerá com o seu prato escolhido e criado especialmente para o festival. Assim, além de poder experimentar a comida antecipadamente, o público poderá avaliar as iguarias culinárias e outros aspetos do estabelecimento e sua equipe, como criatividade, cortesia, atendimento, entre outros.

          Durante o evento, serão aplicadas também métricas de resultados e pesquisas de satisfação. Posteriormente, as informações coletadas nortearão ações para fomentar o desenvolvimento econômico e rural de Passa Quatro. “Nós precisamos de dados que indiquem as demandas, as oportunidades, os pontos fracos e fortes. Tudo com foco em mitigar os erros e expandir as chances de sucesso. Se a pesquisa identificar que o atendimento não é o ideal, por exemplo, podemos buscar parcerias e investir em capacitação e qualificação das pessoas que trabalham nessa área, e assim por diante”, explica o Secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Luís Gustavo Franco da Rosa (Tatau).

          Outra inovação substancial do evento é a curadoria especializada. A equipe organizadora convidou o chef Rafa Bocaina para ser o curador gastronômico do festival, com a notável missão de orientar o resgate da identidade regional gastronômica de Passa Quatro e aproximar o produtor rural local das cozinhas do Setor A&B (Alimentos e Bebidas). “A gastronomia é o elo entre o produtor rural e o consumidor final e tem o cozinheiro como principal peça dessa ligação”, afirma Rafa Bocaina. De acordo com o chef, é necessário ter o olhar para a terra e buscar um reencontro com o produtor rural, uma vez que no solo passaquatrense estão joias preciosas usadas na gastronomia.

          O novo curador gastronômico traz vasta experiência no setor, tendo em seu currículo passagem por restaurantes renomados dentro e fora do país, como o Restaurante D.O.M. de Alex Atala, no Brasil, e o Restaurante Mugaritz de Andoni Aduriz, na Espanha (um dos melhores restaurantes do mundo, segundo ranking da revista inglesa Restaurant Magazine). “O chef Rafa Bocaina, além da sólida experiência e conhecimentos em gastronomia, carrega consigo a crença e amor pela culinária típica dessa rica região que integra as Terras Altas da Mantiqueira e o vizinho Vale do Paraíba, que tiveram identidade culinária comum, herdada dos bandeirantes e desbravadores das terras mineiras, vindos do litoral pelos caminhos do grande vale. É nesse resgate cultural culinário que estamos apostando, para tornar o “Passa Quatro Gastronomia” um grandioso espaço de desenvolvimento econômico e rural sustentável da nossa querida Terra”, defende Edriane Monteiro (Drica), Assessora Jurídica do Município de Passa Quatro e colaboradora do evento.

            A nova marca do festival, criada por Castello Branco Design, traz conceitos que melhor expressam a alma gastronômica da cidade. “A personagem do chef tem traços mais contemporâneos, o caldeirão passaquatrense demonstra os diferentes aromas e água minerais, a fonte serifada remete à tradição e a manuscrita transmite a arte de cozinhar. Tudo isso fica envolto no arco que representa a produção agrícola local”, explica Thiago Castello Branco, o designer da marca. A personagem do chef sempre esteve presente em todas as edições do evento, por isso a necessidade de preservá-lo na marca. “O chef trocou suas boas vinda de braços abertos e para aparecer em um momento icônico da gastronomia: o prazer de sentir os aromas do seu praparo. Estamos satisfeitos com a evolução da nossa marca”, comemora Érica Ferreira, integrante da Comissão Organizadora.

          O “Passa Quatro Gastronomia 2018” acontecerá entre os dias 25 de Maio e 15 de Julho, trazendo oficinas, workshops, palestras, aula prosa, além dos mais saborosos pratos da culinária local. Dentro da Praça de Eventos acontecem ainda apresentações musicais e artísticas e o “Passa Quatro Mais Cultura”, que reúne toda a indústria criativa passaquatrense promovendo o empreendedorismo e a cultura local.  A programação oficial e outras novidades do Festival serão divulgadas em breve.

Festival “Passa Quatro Gastronomia”

Local: Estabelecimentos participantes (bares, restaurantes, cafés, empórios e docerias)

Data: 25/05 a 01/07

Festival “Passa Quatro Gastronomia”

Local: Praça de Eventos

Data: 06/07 a 15/07




Desfile de Moda da Acipaq estimula negócios e promove Causa Social


          O Desfile de Modas da Acipaq ( Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Passa Quatro) aconteceu pela 3ª vez dentro da tradicional festa beneficente da Casa de Caridade de Passa Quatro (Santa Casa). Com isso, o evento de moda reforça uma causa social, ajudar a instituição de caridade que acolhe todas as pessoas que precisam de tratamento de saúde.

          Fernanda Gomes, proprietária da loja Cantinho dos Presentes, afirma que a cada desfile o público aumenta mais. â€œÉ uma vitrine especial para mostrar meus produtos”, completa. Luciana Mota, proprietária da loja Ita Modas, também acredita que o evento ajuda a loja a vender mais e pretende participar mais vezes.

          Além da vitrine para os negócios, o desfile agora tem um apelo social, o que atrai os lojistas. É o caso da Anna D’Alessandro Brandão (Nutia), proprietária da Nutia Ponto da Moda, que adora contribuir com causas benéficas. “Acho importante agregar e poder unir nosso desfile, esperado por todos, à festa da Santa Casa”, finaliza Nutia.




Prefeitura colhe assinaturas para Regularização Fundiária em Tronqueiras


Regularização Fundiária

          A Prefeitura Municipal de Passa Quatro irá colher anuência (assinatura) dos proprietários e possuidores de áreas situadas dentro da matrícula do Sr. José Gonçalves, em Tronqueiras, para dar prosseguimento ao processo de Regularização Fundiária. Portanto, todas as pessoas que compraram terrenos do Sr. José Gonçalves devem procurar por Rosani (funcionária da prefeitura), no Posto de Saúde de Tronqueiras, entre os dias 7 e 18 de maio, das 7h30 às 12h (meio dia), munidos de original e cópia do seu documento de identificação com foto.
          Todas as dúvidas podem ser esclarecidas no local indicado ou na sede da prefeitura.




DESFILE OUTONO E INVERNO 2018


Festa da Santa Casa tem aumento de 100% de público no dia do Desfile de Modas da Acipaq.

Desfile Outono Inverno

Cerca de 10 mil pessoas circulam pelo evento beneficente em Passa Quatro e lojistas apostam no público desfilando looks inéditos

          Um choque de agendas fez com que os organizadores da tradicional festa beneficente da Casa de Caridade de Passa Quatro (Santa Casa) e do Desfile de Modas da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Passa Quatro unissem suas forças por uma causa social, ajudar a instituição que acolhe todas as pessoas que necessitam de tratamento de saúde no município. Assim, pela terceira vez consecutiva, o Desfile de Modas da Acipaq vai acontecer no dia 30 de abril, a partir das 20h, dentro da Festa da Santa Casa, realizada na Praça de Eventos do município.

          Essa união fez com que a circulação do público no dia do desfile aumentasse em 100% nas duas últimas edições, segundo a organização da Festa da Santa Casa, onde circulam aproximadamente 10 mil pessoas durante todo o evento. De acordo com a organização do Desfile de Modas da Acipaq, hoje o desfile tem ainda mais engajamento dos colaboradores, visto que estão defendendo uma causa social de relevância para todo o município.

          Pensando no público diversificado, os lojistas resolveram atender todos os estilos, idades e classes sociais. É o caso da loja Merci, que irá apresentar de peças sofisticadas até as mais básicas, apostando em jeans, moletons, casacos trench coat e xadrez, nas tonalidades mais foscas e cores como marrom, caramelo, bronze e cobre. “Nós queremos mostrar que conseguimos atender os mais diversos públicos, oferecendo peças de qualidade, com valores a partir de R$ 58”, explica Sharisy Guedes, gerente da loja.

          Voltada para o público infantil, a loja João e Maria leva para o desfile o camuflado e o moletom como tendências para a garotada. “E o moletom não está nada básico, eles têm modelagem diferenciada e a volta dos punhos, perfeito para crianças cheias de estilo”, comenta a proprietária da loja João e Maria, Cynthia Lopes.

          A diversidade e o estilo diferenciado também entram na passarela com a loja Puro Estilo, que vai levar ao público infantil, infanto-juvenil e adulto, feminino e masculino, roupas, acessórios e peças artesanais. Afinal, “estilo e bom gosto nunca saem de moda”, completa o proprietário da Puro Estilo, Carlos Henrique da Silva.

          Para quem é amante do vermelho, o desfile da loja Mania de Sapato promete impactar. Muitas peças em lã batida, tricô, couro e vinil serão desfiladas mostrando a beleza e sensualidade do vermelho vivo. Outra aposta da loja são as tendências do militarismo, com camuflados irresistíveis, adianta a proprietária da Mania de Sapato, Tatiana Rodrigues.

          A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Passa Quatro e a Prefeitura Municipal de Passa Quatro parabenizam a Acipaq pela atitude solidária de levar seu evento para dentro da festa beneficente, o que proporciona um positivo aumento no número de pessoas e lucro das vendas revertido para a Santa Casa. A equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Passa Quatro abraça essa causa e convida a todos para participar desse evento cheio de glamour.

Serviço:

Festa da Santa Casa
27/04 a 06/05
Praça de Eventos

Desfile de Moda ACIPAQ
Data: 30/04
Hora: 20h
Praça de Eventos




Audiência Pública




COMUNICADO IMPORTANTE!!

A PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSA QUATRO INFORMA A TODOS OS CONTRIBUINTES (AUTÔNOMOS, EMPRESAS COMERCIAIS, INDUSTRIAS E PRESTADORES DE SERVIÇOS), QUE NÃO HAVERÁ ENTREGA EM DOMICÍLIO DOS BOLETOS DE ISS - IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS E TLL - TAXA DE LICENÇA, LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO (TAXA DO ALVARÁ ANUAL) REFERENTE AO EXERCÍCIO DE 2018.

O CONTRIBUINTE DEVERÁ IMPRIMIR SEU(S) BOLETO(S) ACESSANDO OS SERVIÇOS DISPONÍVEIS EM www.prefeituramoderna.com.br COM USUÁRIO E SENHA CADASTRADOS.

O VENCIMENTO PARA PAGAMENTO EM COTA ÚNICA, COM DESCONTO DE 20%,FOI PRORROGADO PARA O DIA 21/05/2018.

COMUNICADO IMPORTANTE!!

PARA MAIS INFORMAÇÕES PROCURE O SETOR DE TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL.



Confira!

Transparencia
MROSC
VISA
Visite Passa Quatro - Saiba como chegar
Onde se hospedar em Passa Quatro
Passa Quatro Gourmet

Telefones úteis

Prefeitura | 3371-5000
Câmara | 3371-2299
Fórum | 3371-2171
Delegacia | 3371-2166
PM | 3371-2390
Rodoviária | 3371-2131
C. Tutelar | 3371-3621
Prt-socorro | 3371-2567

Brasão Oficial de Passa Quatro

Desenvolvido por Castello Branco Design Castello Branco Design