Estudantes das Escolas Municipais Ângela Maria Costa Mota e Manoel Vitorino se destacam com trabalhos sobre diversidade e cooperação; premiação contou com a presença da Secretária Municipal de Educação.
A Casa de Cultura em Passa-Quatro/MG sediou, nesta terça-feira (30/09), a solenidade de premiação da etapa local do Concurso Cultural Sicoob 2025. O evento celebrou a conquista dos alunos das Escolas Municipais Ângela Maria Costa Mota e Manoel Vitorino, que se destacaram com trabalhos criativos e reflexivos sobre o tema inspirador deste ano: "Diversidade que soma, cooperação que multiplica."
A cerimônia contou com a presença dos diretores do banco Sicoob do município, Fernando e Samuel Ribeiro, dos alunos vencedores, seus familiares e a equipe escolar. O evento teve ainda a participação da Secretária Municipal de Educação, Cláudia Caetano.
O concurso, promovido pelo Instituto Sicoob, busca fomentar o cooperativismo e os valores essenciais de cidadania e inclusão desde a fase escolar. Os jovens participantes das Escolas Rurais de Passa-Quatro demonstraram uma profunda compreensão de que a pluralidade de origens, culturas e habilidades é uma riqueza fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e próspera.
“É sempre muito gratificante participar de ações de cunho cultural e que fomentam a prática de ensino e aprendizagem aos nossos estudantes. Agradecemos muito pela oportunidade e com certeza essa vitória é fruto de um trabalho coletivo e de união que estamos construindo nas escolas rurais. Essas conquistas são fruto de dedicação dos nossos professores! Só temos a agradecer a nossa equipe, as nossas professoras em especial, a família e aos nossos estudantes pela dedicação”, destacou Johnes Hebert, supervisor escolar das unidades vencedoras.
Os trabalhos vencedores foram desenvolvidos nas categorias de Desenho, Texto Narrativo, Poema ou História em Quadrinhos, refletindo o empenho e a orientação dedicada dos professores das escolas. A vitória reforça o compromisso das instituições de ensino em ir além da sala de aula, promovendo o debate e a prática de princípios que fortalecem o indivíduo e a comunidade.
A celebração dos alunos vencedores não se limita apenas ao reconhecimento local, pois seus trabalhos avançam para as próximas etapas, podendo chegar à fase regional e, em seguida, à disputa nacional.