PASSA-QUATRO (MG) - Passa-Quatro reforça seu compromisso com a melhoria das políticas públicas de saúde e educação para as mulheres do município.
A enfermeira Liliane Duque (Saúde) e a Prof.ª Gilmara Firmino Gonçalves (Educação) retornaram recentemente de Brasília, onde representaram a cidade na 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres (5ª CNPM), e já trazem inspiração e conhecimento para a implementação de novos projetos locais.
A participação das servidoras foi fruto da inédita 1ª Conferência Livre de Políticas Públicas para as Mulheres de Passa-Quatro, realizada sob o tema "Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas". Na etapa municipal, as profissionais, juntamente com Flávia Corrêa (Educação), uniram-se em uma importante discussão de acesso com ênfase em Saúde e Educação.
O foco central da próxima etapa em Passa-Quatro é a Saúde Integral da Mulher, que abrange os aspectos físico, mental e social. Segundo as profissionais, um dos pontos de maior atenção será o acolhimento e cuidado da Mulher Madura (climatério, menopausa, integração no mercado de trabalho, suporte emocional), uma fase que exige uma atenção ampliada e especializada dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). As propostas e discussões levadas para o âmbito nacional pelas servidoras tiveram como tema sugestivo: “Igualdade e Equidade para Mulheres.”
A 5ª Conferência Nacional para Mulheres reuniu participantes de todo o país e destacou a importância da participação popular. O evento, realizado em Brasília de 29 de setembro à 1º de outubro de 2025, contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que sancionou leis históricas, como a que prorroga a licença-maternidade em até 120 dias após a alta hospitalar.
A participação na conferência permitiu buscar novos contatos e projetos que se alinhem com a necessidade de oferecer maior qualidade de vida e cuidado ampliado para todas as munícipes.
Aguardem: a Secretaria de Saúde de Passa-Quatro, em colaboração com a Educação, anunciará em breve o lançamento de iniciativas que prometem transformar o acesso e a qualidade do cuidado oferecido às mulheres da cidade, utilizando o conhecimento e as práticas adquiridas no evento nacional.