Escolas Rurais do Município são protagonistas na ação
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) promove, entre 1º e 21 de novembro, a Mostra Circuito Tele Verde Ecofalante: A COP é aqui. A iniciativa une cinema e debate para ampliar o diálogo sobre os temas centrais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que está sendo realizada em novembro, em Belém (PA).
A ação, realizada em parceria com o Ecofalante, reforça o compromisso com o debate climático e ambiental e o engajamento da sociedade no enfrentamento da crise climática.
A mostra inclui a exibição de filmes, entre curtas e longas-metragens, além de debates e rodas de conversa em diversos espaços espalhados pelo país.
As Escolas Rurais do Município - Escola Municipal Dona Sebastiana Motta, Ângela Maria Costa Mota e Manoel Vitorino de Souza, estão engajadas nessa ação com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e com as professoras: Raquel Bueno, Mary Rodrigues e Rita Bustamante.
É muito gratificante para nós assumirmos esse papel de trazer discussões a nivel nacional e internacional para nossa cidade e proporcionar aos nossos alunos da área rural esse acesso de temas dessa magnitude, pontuou o supervisor escolar, Johnes Hebert Victal Evangelista.
As produções selecionadas integram o acervo do CTV e da Ecofalante Play, plataforma de streaming educacional gratuita, e abordam dois eixos temáticos alinhados aos debates da COP30: “Povos e Comunidades Tradicionais” e “Justiça Climática e Energia”.
Essa oportunidade surgiu e logo fiz contato com a Tamires Mota, do núcleo de educação ambiental no ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade aqui em Passa Quatro que imediatamente aderiu a proposta e ao nosso secretário de meio ambiente, André Mota para que pudéssemos somar forças na atividade, explicou Gilmara Firmino Gonçalves, diretora escolar.
Foram disponibilizados materiais audiovisuais e guias orientadores, onde a Secretaria Municipal de Educação de Passa Quatro/MG acompanhou. A ação aconteceu no ICMBIO do município no auditório que o núcleo de educação ambiental reservou e na escola Manoel Vitorino de Souza.
Criado pelo MMA, o Circuito Tela Verde tem o objetivo de divulgar e estimular atividades de educação ambiental por meio do audiovisual, incentivando a formação de valores e atitudes voltados à sustentabilidade socioambiental. As Salas Verdes são centros de informação e formação ambiental credenciados pelo ministério, que atuam com base na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99).