Ações em Escolas Municipais garantem a valorização da diversidade e o combate ao racismo na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
No mês de novembro celebramos um marco histórico: o Dia da Consciência Negra, agora feriado nacional, reconhecido em todo o Brasil como símbolo de resistência, memória e compromisso com a justiça racial. Pelo terceiro ano consecutivo, o Ministério da Igualdade Racial realiza o Mapa das Ações do Brasil pela Igualdade Racial, uma iniciativa que reúne e dá visibilidade a ações e projetos de promoção da igualdade racial em todas as regiões do país.
O Mapa destaca iniciativas de diferentes setores — governos federal, estaduais e municipais, os poderes executivo, legislativo e judiciário, além da sociedade civil organizada —, fortalecendo a construção coletiva de um Brasil antirracista.
A iniciativa local foi construída pelos docentes do pré-escolar, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das três unidades de ensino do município, com a orientação da Secretaria Municipal de Educação e o acompanhamento direto do supervisor escolar, Johnes Hebert Victal Evangelista, e da direção escolar, Gilmara Firmino Gonçalves.
As ações envolveram as seguintes docentes: Na Escola Municipal Dona Sebastiana Motta (Karina Pinheiro, Josiane Ferreira e Marceli Aparecida); na Escola Municipal Ângela Maria Costa Mota (Suzana Aparecida e Edilaine Motta); e na Escola Municipal Manoel Vitorino de Souza (Mônica Moutinho, Lanucia Ribeiro e Fernanda de Paula).
O objetivo é trabalhar a equidade étnico-racial na Educação Infantil e Ensino Fundamental, buscando garantir um ambiente de aprendizado inclusivo e respeitoso para todas as crianças. Seu objetivo central é a valorização da diversidade e o combate efetivo ao racismo, promovendo o desenvolvimento de uma identidade positiva em crianças de todos os grupos étnicos e raciais.
As atividades realizadas são acompanhadas pelo núcleo pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e pela Secretária Municipal de Educação de Passa Quatro/MG.